Dica #03: Melhores papéis para usar em papelaria criativa e lembracinhas personalizadas

Letícia

Os melhores papéis para usar em papelaria criativa e lembrancinhas

Como toda(o) iniciante, você já deve ter ficado perdida(o) ao escolher qual o melhor tipo de papel para fazer produtos personalizados né? Então fique tranquila(o) que hoje você vai aprender TUDO (ou quase tudo rs) sobre os tipos de papéis para papelaria personalizada.

Bem, primeiro de tudo já digo que não há somente uma opção de papel para fazer suas lembrancinhas, e cada opção se aplica a um determinado objetivo e especialmente, a um tipo de orçamento. Nesse artigo falaremos dos papéis mais comuns de serem usados, mas lembre-se que existem outros tipos de papeis ‘nobres’ ou ‘especiais’, geralmente usados em certificados, convites de luxo, etc.

Bem, primeiro você precisa se perguntar qual o uso que o produto final terá. Por exemplo, se é lembrancinha de um aniversário que não é feita pra durar muito, você não precisa se preocupar em arrumar um papel que seja a prova d’água ou que não desbote com o tempo. Agora se a mãe quer comprar as lembrancinhas muito antes da festa, desbotar é um risco real que você não pode correr, e precisa se atentar na escolha do papel ideal.

Para começar, vamos observar essa tabela, de tipos de papéis abaixo. Nela, eu separei os papéis que são ‘brancos’, ou seja, os que você compra para imprimir* sua arte do convite, da caixa, etc. e separados pela característica de desbotar ou não com o tempo** e abaixo deles, os papéis que são coloridos naturalmente:

* Em jato de tinta apenas ok. Não falaremos de laserjet aqui, mas lembre-se que papel couchê só imprime na laser, então esqueça que ele existe enquanto estiver trabalhando com jato de tinta 😉 rs. Couchê é um excelente papel, mas exige equipamentos mais caros (impressoras e tonners laserjet), geralmente terceirizadas de gráficas.

** Mesmo os que ‘não desbotam’ podem desbotar se você usar tinta paralela ou de má qualidade na impressão. Use sempre tintas originais para garantir a qualidade de impressão do seu produto.

Tabela mostrando papéis para impressão que desbotam ou não com o tempo se expostos à luz, e os tipos de papéis coloridos ou estampados para uso em scrapfesta.


PAPÉIS PARA IMPRESSÃO


A grosso modo, quando se fala em papel branco para impressão jato de tinta, indica-se o seguinte: para não desbotar, Offset ou Opalina. Para cores mais vívidas, mas que desbotam com o tempo: Fotográfico (Matte ou Glossy).

O Offset é geralmente usado em projetos gráficos (caixinhas de menor custo, apliques, tags, bloquinhos, agendas, etc) e não desbota com o tempo.

O opalina é usado em projetos gráficos também, mas tem um acabamento melhor que o offset (textura, cor e definição) e não desbota também, mas é um pouco mais caro.

O fotográfico fica com a impressão linda, mas desbota em algumas semanas, se exposto à luz. Vale para fazer coisas de uso único e de data próxima. Escolha se prefere o brilhoso (Glossy) ou o fosco (Matte).

Tabela resumindo prós e contras de cada tipo de papel, para levar em conta na hora de escolher.


GRAMATURA DO PAPEL

 

Escolhido o papel, precisamos pensar agora na gramatura (g/m²) dos papéis. Sabe a folha de sulfite? Ela tem 75 g/m² geralmente, e é bem mole. Conforme aumentamos essa gramatura, o papel vai ficando mais firme, a folha mais grossa em espessura e o papel mais difícil de dobrar. No mundo dos personalizados, você vai geralmente trabalhar com papéis entre 120g e 250g, já que a Silhouette foi feita para trabalhar com materiais de até 300g/m².

Quanto maior a gramatura, maior a rigidez do papel (então pense que se sua caixinha tem muitas dobras pequenas, um papel com mais de 200g vai ser difícil de manejar, então é melhor ficar no 180g mesmo.)

Para fazer revistinhas de colorir, o bom e velho offset (sulfite) de 75g é mais que suficiente. Para caixas que são apenas decorativas, sem nada dentro, papéis 120g ou 180g são geralmente os mais usados por terem um bom custo-benefício. Já para caixas que terão peso dentro (caixas milk, sushi, cone, etc) é melhor usar gramaturas que vão de 180g a 220g, dependendo do peso total, a forma final da sua caixa e o orçamento pretendido.

Para convites temos algumas opções em 120g de papéis nobres que também servem, mas geralmente usamos entre 180g e 220g. E para rótulos adesivos, a sugestão geral para o Adesivo Glossy é 135g, para adesivo Matte é 108g/m².


Acima vemos um esquema para ajudar a pensar nas gramaturas corretas de papel para cada tipo de produto, tanto para a impressão quanto os coloridos só para corte.

Lembre-se da regrinha: Quanto maior a gramatura, mais rígido o papel e maior o peso suportado, mas é mais difícil de dobrar e mais caro de comprar rs.

IMPORTANTE: Não se esqueça de pensar se sua impressora suporta papéis mais grossos… as EPSON domésticas que geralmente usamos não puxam mais de 220g sem maiores adaptações ou até possíveis danos para a impressora, então tenha cuidado.

 

PAPÉIS COLORIDOS


Além do papel branco, temos uma infinidade de papéis já coloridos ou com acabamentos diferenciados para deixar seus produtos ainda melhores e mais luxuosos. Abaixo apresentamos os oito mais conhecidos e usados pra scrapfesta:

Tabela mostrando os tipos de papeis coloridos especiais usados em papelaria criativa.


O Color plus (com seus concorrentes Criacor e Canson) é de longe o colorido mais utilizado pra scrapfesta. Diversas tonalidades, valor baixo e excelência no corte os fazem perfeitos para trabalhar sem depender de impressora. Dá pra aproveitar a cor do color plus e imprimir em cima dele apenas os detalhes, texturas, etc, economizando tinta e deixando com um acabamento maravilhoso. E permite também criar o punch art (veja imagem abaixo), aquela técnica de sobreposição de papéis coloridos para fazer a forma final do produto (geralmente personagens).

Exemplo de personagem criado em punch art (Foto: Laís Aliz Ribeiro)


Os papéis pra Scrapbooking (os mais comuns são os da marca Toke e Crie) geralmente vem no tamanho 30x30cm (Corta perfeito na Silhouette Cameo, mas você precisa cortar e perder um pedaço dele na Silhouette Portrait) e já são impressos com os temas mais variados possíveis, desde fundos padronizados até personagens para cortar tags. Mas seu custo alto e grande chance de sair de linha e você não poder contar mais com aquela estampa os fazem não ser muito usados na scrapfesta. Usa-se muito mais papéis digitais, que podem ser impressos à vontade sem risco de acabar rs.

Papéis Puro Glitter, Laminados, Metalizados, Perolizados, holográficos e Texturizados tem um custo mais elevado e geralmente são usados para fazer pequenos detalhes, bordas ou tags na peça, já que a peça inteira nesses papéis fica uma pequena fortuna por unidade rs. Geralmente usa-se os de 220 ou 250g.

O papel Kraft é muito utilizado para convites, sacolinhas e lembrancinhas de casamento rústicos, e por ter menos tratamento na fábrica, é barato e fica com um acabamento muito legal, combinando com juta, sisal e doilies. É meio chatinho de cortar na Sil, precisa se atentar nos testes de configuração de corte, e geralmente usa-se o de 180 ou 200g.

Abaixo, temos uma tabela que mostra o valor médio de uma folha de cada tipo de papel

(valores de 10/2018)


E A FAMOSA CARTOLINA DA PAPELARIA? DÁ PRA USAR?

=(  NÃO, não dá pra usar cartolina na Silhouette. Se você ainda corta na mão, é uma opção (ruim, mas é uma possibilidade). Porém as fibras da cartolina são inadequadas pra corte com as máquinas, além de geralmente o papel ficar todo grudado na base de corte. Se quiser fazer o teste, (não recomendo, mas) você vai comprovar rs. Infelizmente precisamos trocar a cartolina por outros tipos de papéis no nosso cotidiano.

Ufa, foi um post bem extenso né, mas espero que tenha te ajudado a entender melhor esse mundo dos papéis pra scrapfesta =D

Agora que você sabe tudo sobre papeis, está na hora de comprar né rs, e nós te ajudamos com o nosso SUPER GUIA DE PAPELARIAS <3 Tem papelaria em todo canto do Brasil e tem cupom de desconto pros nosso leitores =D Veja a lista aqui

Gostou? Tem alguma outra dúvida? Deixa um recadinho pra gente =)

Beijos, Leticia.

©2018 AURINIA CRAFTS – criado exclusivamente para o site Aurinia Crafts. Proibida cópia ou reprodução sem autorização expressa.

Author:
Bióloga, Designer e CEO da Aurinia Crafts

Deixe uma resposta

Nome*
Email*
Url
Your message*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>