Falhas de um lançamento digital – Um estudo de caso

Letícia

🎯 FALHAS DE UM LANÇAMENTO DIGITAL – UM ESTUDO DE CASO SOBRE O CRIATIVA DIGITAL


A SeMaDEC (workshop gratuito de 3 aulas sobre posicionamento, comunicação e marketing digital para empreendedores criativos) e o curso Criativa Digital (completo, com 9 módulos e pago) foram um teste. Um teste ousado, mas planejado. Era a hora de por à prova meus dotes marketeiros na prática com o lançamento de um infoproduto meu.

A SeMaDEC tinha vários propósitos, mas era mais um ‘teste prático’ pra eu brincar um pouco de anúncios, testar estratégias e outras coisinhas que tinha aprendido rs.

Se eu queria vender o curso? Até queria, lógico, mas eu sabia que meu ‘método’ tinha falhas, e fui testando pra ver qual seria o impacto delas.

Queria ver se mesmo com as falhas eu teria sucesso nas vendas.


OBJETIVOS PRINCIPAIS DO WORKSHOP GRATUITO NO LANÇAMENTO

Sobre a SeMaDEC, alguns objetivos foram:

– Captar leads (contatos) através do oferecimento de um ‘material rico’ (isca digital) de interessados naquele assunto (workshop gratuito de marketing)

– Gerar tráfego pro meu Instagram (link pro @universo_scrapfesta quando confirmava a inscrição) e pro Youtube (chamada pra 2ª parte da aula 01 no canal do YT). Usando um só anúncio, consegui tráfego pra 3 coisas diferentes.

– Tentar passar MUITO conteúdo em pouco tempo. A ideia era que, quem tivesse a mesma velocidade de incorporação que eu, pegaria uns 90% de tudo. Quem não conseguisse acompanhar, se pegasse 2 ou 3 dicas já estaria no lucro (já que muitas iscas digitais por aí geralmente oferecem 2 ou 3 coisinhas mesmo, pra usar outras dicas em outros materiais e fazer render rs). Quanto maior o esforço pessoal, de rever o vídeo, anotar etc, maior o ganho de conhecimento da pessoa na SeMaDEC. Mas sim, eu recebi vários feedbacks da velocidade das informações, vou trabalhar pra ir mais com calma nos próximos vídeos (sou muito ligada nos 220V, rs, é difícil desacelerar)

Me apresentar ao público como autoridade em marketing, migrando o tipo de produto que oferecia à esse nicho (arquivos digitais). Mostrando ao longo dos vídeos de dicas o meu conhecimento, essa campanha foi pra AGREGAR VALOR à mim, e à minha marca, e gerar alguns feedbacks sobre o conteúdo (a tal prova social, muito valorizada pelo público).

– De brinde, tentar validar e vender a ideia do curso Criativa Digital pra quem quisesse saber mais profundamente sobre os tópicos abordados e quisesse um curso completo sobre isso.


BALANÇO GERAL

Investindo R$93 em anúncios que rodei cerca de 15 antes do evento, alcancei cerca de 10.000 pessoas, e consegui pouco mais de 100 inscritos por eles (pouco mais de 1 real por inscrição, não tá caro, mas acho que dava pra melhorar). Os anúncios então tiveram cerca de 1% de conversão (pra cada 1000 visualizações, 10 pessoas se inscreveram). Variei os públicos e os formatos de anúncios, pra ver qual se saia melhor, vou analisar melhor em breve pros próximos anúncios. Na janela de vendas não investi em anúncios pois senti que se o 1º dia tinha sido ruim, os outros seriam piores. Não valia tentar vender pois os leads não estavam prontos ainda.

Fora isso, tive outras 300 inscrições que consegui organicamente usando outras estratégias:

– Ajuda de adms de grupos ou Instagram (@rede.sea, @eueaminhasil e Sil Aprendizados) do nicho que eu queria (mães empreendedoras) – a divulgação saiu diferente da combinada, isso atrapalhou um pouco, mas foi um empurrão extra

– Ajuda de contas de influencers (obrigada @anabananacraft , @calcularte e outros que divulgaram <3)

– Divulgação e criação de audiência orgânica criando um Instagram bem segmentado só pra tratar de marketing (em menos de 30 dias, tripliquei meu alcance e engajamento médio – agregando valor e atraindo com conteúdo de qualidade)

  • Recebi feedbacks positivos que me confortaram, ao dizer que havia ajudado com os vídeos disponibilizados:

AS PRINCIPAIS FALHAS DO LANÇAMENTO

Bem, fora os sucessos, obviamente tive falhas e as principais foram:

Eu não tinha minha persona bem definida (não consegui arrumar uma ‘cliente ideal’ pra conversar e montar a persona, então fazer só no feeling – como você provavelmente está fazendo – me deixou alguns buracos que não consegui preencher).

(agora achei a Vivi que tá me dando uma ajuda quanto a isso, pra realmente eu saber quais as dores e problemas DELA, pra poder ajudar as tantas Vivis que existem por ai.)

Eu não validei a ideia antes, deixei que o próprio lançamento fizesse isso. Deveria ter apresentado pra umas 3 ou 4 pessoas antes, recebido feedbacks sobre estrutura, módulos, tempo, etc. pra depois rodar pra mais gente. Um dos meus maiores ‘defeitos’ é ser precipitada e afobada rs (trabalhem isso se for o caso de vcs também rs) então não validei cada etapa antes de querer apresentar o todo. Fica a dica nos lançamentos dos seus próprios produtos 😉

Eu sou meio megalomaníaca rs, queria fazer um super curso cheio de conteúdo e módulos, quase uma pós graduação rs, que provavelmente demandaria tempo demais de ambas as partes… Então mais um motivo pra validar as etapas antes de lançar oficialmente  pro meu público, que tem pouco tempo disponível.

⚠ Eu não tinha o meu ‘portfolio’, se tratando de marketing. Não tinha cases para mostrar, ex alunos satisfeitos… assim como você deve ter seu portfolio pra mostrar o que sabe fazer pro seu cliente, eu precisava montar o meu antes de tentar ensinar. Então no começo sim, pode ser que vc precise fazer algumas festas de graça ou preço de custo pra ter em troca o alto valor dos depoimentos e do portifólio.

⚠ Eu quis vender pra uma ‘audiência fria’ ainda, algo de alto investimento. Isso serve muito bem pra qualquer negócio… Se vocês querem vender 600 reais em produtos, pense em quanto tempo e em qual estratégia você está tendo pra fazer com que o lead CONFIE EM VOCÊ pra fechar essa venda.

(Especialmente se você ainda não tem muitos depoimentos de clientes pra atestar a confiança. Testar com um pequeno grupo e pedir depoimentos é IMPERATIVO pra esse tipo de venda)

Por isso, tive apenas UMA guerreira rs que confiou em mim e fez inscrição no curso, mas porque ela já me conhecia de outros carnavais, foi super impactada pelo conteúdo da SeMaDEC e gostou da ideia da mentoria em grupo, coisa que ela sentiu falta em outros cursos.

💡 Então veja como é importante você se apresentar, conversar e ganhar a confiança do seu lead, às vezes MUITO TEMPO ANTES que ele resolva fechar com você.

Não adianta chegar, falar ‘Oi’ e já pedir em casamento, antes de namorar rs. Quanto mais sério o compromisso (valor da venda), mais namoro precisa acontecer antes do casamento.


O SUCESSO DO FRACASSO

Bem, então considerando tudo isso fica a sensação que:  “O fracasso do lançamento foi um sucesso” rs

Pois pude provar por A mais B como algumas coisas do marketing realmente funcionam se implantadas, e como nessa vida empreendedora a gente vai ter fracassos, e em vez de se desesperar a gente precisa sentar e analisar onde errou, pra tentar de novo até dar certo.

Pra validar pelo menos o INTERESSE na temática do curso, fiz um ‘concurso de bolsas’ pra ver se, fora a barreira monetária, havia interesse na proposta. E tendo vários participantes, vi que a ideia era boa, apenas precisava de refinamento.⠀

Por isso, sem atropelar mais os passos necessários, todos os que participaram corretamente do concurso de bolsa (se esforçaram e demonstraram real interesse) foram convidados a participar da REESTRUTURAÇÃO E VALIDAÇÃO DO CRIATIVA DIGITAL, que será desmembrado em cursos menores que poderão fazer conforme achem necessário, e materiais práticos (listas, planilhas etc) que poderão ser adquiridos separadamente conforme sua necessidade específica.

O sucesso só vem para aqueles que tem coragem de tentar, e não desistem até dar certo💝

Author:
Bióloga, Designer e CEO da Aurinia Crafts

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